Inglês

VÍDEO AULA 1


Nesta primeira vídeo aula o prof. Simone Telles Martins Ramos nos remete a refletir sobre:

- A importância da língua inglesa na sociedade contemporânea

- Relações da língua com comunicação e tecnologia

- Inglês para fins específicos



Pra que serve o inglês ?

Qual a importância do inglês na sociedade contemporânea?

- Inglês enquanto fala
- Língua é uma ferramenta para comunicação > que nos permite compartilhar conhecimento e participar de uma sociedade.
- É pela língua que estabelecemos novas relações e nos constituímos socialmente
- Inglês é uma ferramenta para comunicação global
- Inglês é a língua mais falada no mundo, a língua da tecnologia, do desenvolvimento. É a nossa porta de entrada no mundo através da comunicação.
Novos meios de comunicação
Tecnologia propicia novas possibilidades de comunicação que facilitam nossa interação local e global.
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação ( TDICS):      
- Possuem grande recursividade
- Despertam novos olhares e compreensões sobre como aprender e ensinar
- Permitem a veiculação de diversos tipos de textos, quer sejam orais ou escritos.
Meios de comunicação: Facebook, Linkedin, Whatsapp, E-mail, Vídeo conferências, etc que nos permitem construir e compartilhar conhecimento.



No meio acadêmico a necessidade de comunicação em inglês

Inglês para fins específicos

Trabalhar as necessidades do uso da língua inglesa do aluno.

Necessidades:

- Compreensão e Produção Escritas à Leitura e escrita

- Compreensão e Produção Orais à Fala e audição

- Construção e compartilhamento de conhecimento na graduação demandam o uso do Inglês para Fins Acadêmicos.

A língua inglesa é um importante instrumento de comunicação na sociedade contemporânea.
As TDICS permitem diversas formas de comunicação, veiculando diferentes tipos de texto em inglês.
Sua porta de entrada para a construção e compartilhamento de conhecimento será por meio de leitura e produção de textos para Fins Acadêmicos.




EXERCÍCIOS DA AULA 1:

Atividade 1 – Texto 1

1. “Ask an Engineer” é uma página do site em que uma engenheira pode?

(a) fazer perguntas sobre a carreira de engenharia



2. Se você fosse fazer uma entrevista para uma vaga oferecida em uma empresa de engenharia, e quisesse ler um pouco sobre entrevistas, em qual dos links da barra de navegação você clicaria?

(a) Interviews



3. Se você quisesse saber um pouco sobre as engenheiras históricas, em qual dos links da barra de navegação você clicaria?

(d) Historical Engineers



4. Se o seu objetivo de leitura fosse “ter uma ideia geral do assunto da página Ask an Engineer”, em que nível de compreensão em leitura você leria o texto?

(b) Compreensão de Pontos Principais





ATIVIDADE 2 – TEXTO 2

1. “Try on a Career” é uma página do site em que uma engenheira pode?

(d) obter informações sobre várias carreiras de engenharia

2. Se você fosse optar por uma dessas carreiras de engenharia, indicadas no texto desta atividade, qual delas escolheria?

(i) Materials Engineer



3. Digamos que você esteja fazendo um trabalho e, para isso, precise pesquisar sobre dois ramos de engenharia: ‘construções de prédios’ e ‘construções de redes de energia elétrica’. Em qual das opções você clicaria?

(b) Civil Engineer and Electrical Engineer



4. Se o seu objetivo de leitura fosse “visitar a página de Computer Engineer para obter uma informação específica nessa página sobre as habilidades necessárias para desempenhar uma função nessa área”, em que nível de compreensão em leitura você leria o texto?

Nível de:

(b) Compreensão de Pontos Principais





VÍDEO AULA 2

Neste vídeo a prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos nos leva a:
Compreensão Escrita: Predição

Compreender o que é, o porquê e como utilizar a estratégia de compreensão escrita predição. Trabalhar com a predição e com a utilização de alguns elementos linguísticos (cognatos, conhecimento prévio, layout do texto, elementos gráficos/visuais, palavras conhecidas, palavras-chave) como estratégias de leitura e elementos de conscientização sobre os processos envolvidos na compreensão escrita (leitura) de textos em inglês.

Prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos

Compreensão Escrita: Predição

O que um detetive faz para resolver um mistério?

- Procura pistas

- Analisa, avalia e contrasta

- Apresenta uma solução

E você?
Quais serão suas descobertas com está vídeo aula?
Falar sobre a compreensão escrita (Leitura):
- Utilizar a estratégia de leitura predição.
- Utilizar outros elementos linguísticos: cognatos, conhecimento prévio, layout do texto, elementos gráficos / visuais, palavras conhecidas e palavras – chave.
- Fazer anotações em inglês.
Por que você deve usar a predição?
- Ativar o seu conhecimento prévio;
- Pensar e se concentrar no possível assunto do texto e no possível objetivo do autor do texto;
- Ter motivação para ler um texto;
- Entrar no texto por meio de pistas que você já tem em mãos
E a produção escrita:
Porque o registro escrito das predições pode levar a:
- Observar o texto mais atentamente;
- Construir uma ideia inicial do assunto do texto;
- Descobrir novas informações.
E como você pode usar a predição?
Na compreensão escrita, para antecipar o assunto do texto.
- Título e subtítulos;
- Fonte e autor;
- Elementos gráficos/ visuais do texto e evidências/dicas tipográficas do texto;
- Cognatos e palavras repetidas/ palavras-chave;
- Conhecimento prévio.
Na produção escrita, para registrar suas ideias em inglês.
Primeiros passos para identificar o texto:
1° Passo:
- Títulos;
- Informações não verbais.
2° Passo:
- Anotar 5 tópicos ou palavras-chave de cada um dos textos.
1° texto:
Celebrate Brazil
O texto fala sobre a cultura do país.
15° Festival de filmes no Brasil.
Na barra de navegação: Fatos sobre o Brasil, Cultura do Brasi, História, etc.
2° Texto
The Brasil Reader: History, Culture, Politics (The Latin América Readers).
O texto fala sobre um livro, trazem as estrelinhas de avaliação, os números do texto indicando seu preço em dólar, ou seja podemos perceber que é um anúncio de venda, uma propaganda de um livro fazendo um pequeno resumo e fazendo uma boa avaliação a fim de que o leitor faça a compra.
Dicas:
Um bom leitor:
- Faz predições e tenta adivinhar as respostas;
- Não se decepciona se a predição estiver errada mas a adapta;
- Monitora as predições;
- Modifica-as se for necessário.
Assim como um detetive procura por pistas, você deve tentar fazer o mesmo na sua leitura. Procure encontrar evidências que comprovem suas predições e faça ajustes, caso seja necessário.




EXERCÍCIOS DA AULA 2:

Atividade 1

Você vai assistir o vídeo “Desvendando Cognatos”, sobre cognatos e falsos cognatos, e responder as perguntas da Atividade 1. Para vê-lo,  clique em: <http://www.redeinglesa.com.br/2013/04/desvendando-cognatos.html>.

1.  O que são falsos cognatos?

c) são palavras meio enganosas e, mesmo semelhantes ao português, têm significado completamente diferente.

2.  No vídeo, a apresentadora mostra uma frase com a palavra “resumed”.

De acordo com a frase, “She resumed her career after an interval of 6 years”, “resumed” significa:

b) started again


Atividade 2

1.  Leia, abaixo, a primeira frase do texto “Brazil”.

Brazil is among the most biodiverse nations in the world. A partir do título (Brazil) e da primeira frase do texto, você espera que ele aborde o tema:

a) Biodiversity in Brazil



2.  Leia o texto abaixo e liste as palavras que forem cognatos.

Brazil

Brazil is among the most biodiverse nations in the world: an estimated 20 percent of the Earth’sbiodiversity is found in Brazil. Brazil is home to at least 103, 870 animal species and between43,000 and 49,000 plant species – not to mention microorganisms, algae and several biologicalgroups never before studied. Only 7,302 of the animal species and approximately 40,000 of theplant species in Brazil have been scientifically documented, according to the Ministry of the Environment and National Center for Flora Conservation.  Approximately 700 new animal speciesare discovered each year in Brazil, and a new plant species is identified approximately every two days.


3.  Os cognatos listados abaixo foram tirados do texto “Amazon”, mas estão fora de ordem. Preencha as lacunas do texto “Amazon”, a seguir, usando esses cognatos.

Forest – amazon – tropical – million – kilometers – territory – biodiversity – forest – fundamental– planet – brazil – national -  amazon

Amazon

The AMAZON is the largest TROPICAL FOREST in the world and spain across nine countries, including  BRAZIL.. The Brasilian Forest covers around four milion square- kilometers.

(almost half the national territory ) and is home to high rates of biodiversity. The amazon plays afundamental role in the climate balance of the planet.






VÍDEO AULA 3


Nesta vídeo aula a prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos fala sobre:
Compreensão Escrita: Skimming

Compreender o que é, o porquê e como utilizar a estratégia de leitura Skimming. Trabalhar com skimming como uma estratégia de leitura para entender o sentido geral do texto, sua organização, bem como para ter uma noção inicial sobre o que o autor quer veicular no texto.

Prof°  Dra. Rosinda de Castro Guerra Ramos

Nesta aula vimos:

- Utilizar a estratégia de leitura Skimming

- Aprender a reconhecer elementos textuais não lineares, tais como gráficos, tabelas, quadros, figuras/ imagens.

- Conhecer a noção de gênero textual

- Fazer anotações em inglês

Como fazer Skimming de  um texto?
Passando os olhos pelo texto. Lendo:
- Título e subtítulos
- Primeiro e último parágrafos
- Primeira e última sentença de cada parágrafo
- Identificando informações importantes
- Buscando conectar as informações encontradas
- Não focando a nossa atenção em informações irrelevantes como palavras individuais ou detalhes do texto.
Observando:
- Informações não lineares
- Fonte e referências bibliográficas
- Tipo de texto e para quem foi escrito
- Gênero Textual




ATIVIDADES DA AULA 3:

ATIVIDADE 1

Leia as opções abaixo e escolha a que melhor defina o que é skimming.

1. Observe a imagem a seguir, e responda:

A. Que texto é esse?

a. job ad

b. exercise

c. film review
d. summary
B. Qual é o assunto do texto?
a. commentary about the movie Rio 2
b. questions about the movie Rio 2
c. exercise about the movie Rio 2
d. job ad using the movie Rio 2



ATIVIDADE 2

1. Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:

A. Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:

a. How to install a computer

b. How to learn English using computers

c. How to use a computer

d. The role and use of computers in modern societies

B. Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.
Ideia central de cada parágrafo:
3  ) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
4 ) Dependência do computador nas sociedades modernas.
1 ) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.
2  ) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.










VÍDEO AULA 4

    Nesta vídeo aula a prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos, fala sobre a compreensão escrita: Scanning.

    Quando se procura um filme para se assistir, você olha todo o texto, rastreia o nome do filme na internet, na TV a cabo, no jornal, então você já está utilizando está estratégia o scanning.

  • Compreender a estratégia de leitura scanning
  • Buscar informações específicas de um texto
  • Utilizar note-taking para o registro escrito das informações coletadas


    O scanning é uma estratégia de leitura usada para:

  1. Localizar rapidamente uma informação específica
  2. Unir o conhecimento prévio às informações extraídas do texto
    Como fazer um scanning ?

  • Estabelecer o objetivo da leitura
  • Usar o conhecimento prévio
  • Refletir sobre quais palavras/ palavras-chave/ tópicos podem estar presentes
  • Observar a estrutura do texto
  • Procurar a parte do texto que você precisa
  • Localizar nesta parte a informação que procura
  • Ignorar informações não relacionadas ao que você procura
  • Para de ler quando o objetivo for atingido


    Na prática; perguntas = objetivos

    Texto 1 uma receita de bolinho de chuva, o conhecimento da estrutura textual é uma grande ajuda na procura de nossos objetivos, no caso de uma receita primeiro se acha os ingredientes e depois o modo de fazer.
    Existe várias formas de se fazer note-taking, como tabelas, perguntas e respostas, gráficos, etc...
   
    Texto 2 um texto de internet, sobre um programa e curso de bacharelado de engenharia e ciência.

    Para finalizar um bom leitor:

  • Estabelece um objetivo
  • Ignora informações irrelevantes
  • Conecta as informações encontradas para atingir seu objetivo de leitura


Atividades semana 4

    Para esta atividade você deve ler o primeiro parágrafo do trecho de um texto que pergunta sobre o que é engenharia (Engineering - What´s it all about?). Além de nomear as principais divisões da engenharia (the main branches of engineering), o texto explica sobre qual é o foco de cada uma delas, ou seja, o que cada divisão faz (what each branch does). Para realizar a atividade indique, em inglês o que faz cada uma das divisões de engenharia citadas no texto e listadas nas alternativas de a a d.

    a. Civil engineering
    What this branch does?
    R: Civil engineering are concerned with making bridges, roads, airports, etc
 
    b. Mechanical engineering
    What this branch does?
    R: Mechanical engineering deal with the desing, test, manufacture and operating tools and machinery of all types.

    c. Electrical engineering
    What this branch does?
    R: Electrical engineering is about the generation and distribution of electricity and its many apllications.

    d. Electronic engineering
    What this branch does?
    R: Electonic engineering is concerned with developing components and equipments for communication, computing and so on.



VÍDEO AULA 5

    Nesta vídeo aula a prof. Marcia Veirano Pinto fala sobre a compreensão escrita e o uso de sites, dicionários, tradutores e ferramentas e como eles podem ser usados em conjunto.
    Como compreender o texto complemento de aulas anteriores.

    A primeira ferramenta a ser utilizada quando não se reconhece determinada palavra em inglês é o dicionário online monolingue ou bilingue, como em certos aplicativos em smathphones.
     Outras ferramentas que podem ser utilizadas são os sites de busca, sites de tradução, que por sua vez traduz um trecho ou texto inteiro, porém muitas vezes a tradução por máquina não o faz de maneira perfeita.
    Outra ferramenta que pode ser utilizada é a feita por imagem porém ela só faz com palavras concretas e não com palavras abstratas.

    Ferramentas para explorar a língua inglesa
    A ferramenta Coca faz a tradução através de suas colocações com adjetivos. Ainda nos mostra a frequência que cada colocação aparece no inglês, e a frequência nos mostra o que vamos encontrar nos textos em inglês.

    Outra ferramenta é o sketch engine.
    Nesta aula conhecemos algumas ferramentas; umas comerciais e outras não, que nos ajuda a ler e entender um pouco mais a língua inglesa, tais ferramentas servem tanto para questões pontuais como para o desenvolvimento contínuo na língua.
    O ideal é mesclar estas ferramentas, usando a que mais se adapta ao seu nível de conhecimento, sendo o ideal traduzir textos em frases e não palavra por palavra.

    Atividade 1
    child
    (a) Kid
    extraordinary
    (b) exceptional
    obtained
    (c) earned
    research papers
    (c) reviews
    unknown
    (d) undiscovered
    completed
    (a) concluded
    awarded
    (d) disagreed
    prestigious
    (c) illustrious
    apllications
    (a) utilizations
    dedication
    (a) apathy

    Atividade 2

    1 child
    (a) substantivo (noum)
    2 extraordinary
    (c) adjetivo (adjective)
    9 obtained
    (b) verbo (verb)
    10 research papers
    (b) verbo (verb)
    11unknown
    (c) adjetivo (adjective)
    12 completed
    (a) substantivo (noum)
    13 awarded
    (c) adjetivo (adjective)
    18 prestigious
    (c) adjetivo (adjective)
    19 applications
    (a) substantivo (noum)
    22 dedication
    (c) adjetivo (adjetive)


VÍDEO AULA 6

    Nesta vídeo aula a prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos fala sobre a compreensão escrita : familiarizando-se com o gênero abstract, de texto acadêmicos.
     Objetivos :
  • Compreender o que é um gênero textual
  • familiarizar-se com o gênero acadêmico abstract de relatos de pesquisas
  • identificar as principais informações do texto relacionando-as à organização textual
  • Tomar notas do texto com base em sua estrutura textual.
    O que é um gênero textual ? 
    É uma atividade social ou um evento comunicativo com propósito(s) específico(s), compartilhado pelas pessoas que o utilizam em sociedade.
    O uso da língua é feito por meio de gêneros, e nesta aula com foco no gênero acadêmico.
    Por que conhecer gêneros ?
  • Há uma grande variedade
  • Servem diferentes propósitos
  • Têm estruturas textuais específicas
  • São utilizados e referenciados de diferentes formas
  • Atendem a determinada audiência acadêmica
    Por que abstract ?
  • Quem lê?
    Professores, alunos, pesquisadores, etc..
  • Quem escreve?
    Professores, alunos, acadêmicos em geral.
  • Qual o propósito na comunidade acadêmica?
    É uma maneira de se compartilhar conhecimentos no meio acadêmico
  • Onde são publicados? 
    Em geral são publicados em revistas acadêmicas, teses, banco de dados, sites especializados,etc...

    O gênero abstract tem vários tamanhos e estilos dependendo de onde ele é publicado, se dividindo em descritivo e informativo.
    Quanto a estrutura do gênero abstract pode se dividir em introdução, objetivo, método, resultados, conclusão, palavras chaves e implicações.

     Para finalizar um bom leitor 
  • Reconhece o gênero textual
  • Identifica sua organização textual e as principais informações do texto
  • Toma notas do texto com base em sua estrutura textual
  • Conecta as informações encontradas para atingir seu objetivo de leitura.
    Atividade

    1- Leia, abaixo, o trecho de um texto e, em seguida, resuma, em uma sentença, a idéia central do texto.

    A idéia central do texto é a evolução da engenharia.

    1- O texto fala das mudanças na tecnologia da engenharia e quem foram as pessoas responsáveis por tais mudanças assim como seus respectivos períodos.

    A - contextualização
    B- Objetivo
    C- Resultados
    D- Conclusão    
    

VÍDEO AULA 7

    Nesta vídeo aula a prof. Rosinda de Castro Guerra Ramos fala da compreensão escrita: Familiarizando-se com o gênero Relato de pesquisa.

    Nesta vídeo aula vamos conhecer o relato de pequisa, seu contexto de situação, cultura e organização retórica, observando:
  • Propósito comunicativo;
  • Principais divisões; e 
  • elementos léxico-gramaticais.
    Identificar as principais informações do texto, relacionando-as à organização textual
    Tomar notas do texto com base em sua estrutura textual.

    Fluxo de informação

    Introdução
    Procedimento
    Discussão

    Por que aprender sobre relatos de pesquisas ?

    Para fazer buscas, pesquisar, ler e tomar notas pertinentes para seu estudo.
    Produzir relatos de pesquisa.

    O que é um relato de pesquisa?
    É um artigo acadêmico que divulga pesquisas feitas para resolver problemas, testar teorias etc...

    Relatos de pesquisas :
  • Quem escreve este texto ?
     Em geral são pesquisadores, palestrantes, professores, alunos, etc.
  • Quem lê ?
    São professores, alunos, pesquisadores, interessados no meio acadêmico.
  • Onde são publicados ?
    São publicados em revistas especializadas, científicas, periódicos, etc...
  • Qual o seu propósito ?
    O seu propósito é fazer a divulgação de teorias, conhecimentos de pesquisas.

    Qual a estrutura do relato ?

    Title, em geral reflete o conteúdo da pesquisa descrita
    Abstract, apresenta o resumo do artigo indicado: objetivo, metodologia, resultado e conclusão.
    Introduction, apresenta a situação, a revisão de literatura, descrição do problema e propósito de pesquisa.
    Methodology, descreve métodos usados, participantes, procedimentos, materiais e procedimentos de análise.
    Results, discussion, relata e explica os resultados da pesquisa, compara e contrasta os diferentes reasultados, avalia-os à luz das bases teóricas.
    Conclusion, Resume os resultados principais, generaliza a partir dos dados empíricos, indica limitações, implicações da pesquisa e indica futuras pesquisas.
    References, apresenta referências bibliográficas.


     Um bom leitor :
  • Conhece o gênero que precisa ler 
  • Identifica sua organização textual
  • identifica e selecionas as principais informações das divisões do texto
  • Não ignora as informações mais relevantes de cada divisão
  • Compila as informações selecionadas
  • Conecta as informações encontradas para atingir seu objetivo de leitura
     Atividades 

    1- Que texto é esse ?
    É um abstract
    
    2- Qual é o título do texto ?
    Validity threats in empirical Softwae Engennering Research - An Initial Survey

    3- Qual o nome dos autores do texto ?
     Robert Feldt, Ana Magazinius

    4- Qual a filiação acadêmica dos autores ?
    Dpt Of Computer Science and Engennering

    5- Qual é a área do conhecimento ?
    Science and Engennering

    6- Qual é o assunto do texto ?
    Software Engennering Research

    7- Qual é o objetivo da pesquisa ?
    Based on this analysis we then discuss what is working well and less well in validity analysis of empirical software enginnering research and present recommendations on how to better support validity analysis in the future.

    8- Selecione o item que indica corretamente, as divisões do Abstract desta atividade.
    a) Contexto, Metodologia, Objetivo, Conclusão, Palavra-Chave

Atividade 2 

    1- Quais são as divisões do relato de pesquisa ?
    Contexto, metodologia, objetivo, conclusão e palavra-chave

    2- Leia a introdução do relato de pesquisa e marque a alternativa que melhor indique o que os autores da pesquisa propõem na introdução.
    Propõem formas que possam ajudar a melhorar a análise de ameaças de validade.
  
    3- Leia a conclusão do relato de pesquisa e marque a alternativa a que melhor indique o que os autores propõem na conclusão.
    Propõem que seja criado um modelo comum para o processo de condução de pesquisas empíricas em engenharia de software.




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