Metodologia científica

VÍDEO AULA 1

    Nesta aula o prof. Davi Nakano fala sobre o método de produção de conhecimento.

   Método : caminho para chegar a um fim
   Ciência: como produzir conhecimento

   O conhecimento é cumulativo e para se transmitir o conhecimento ele tem que estar  registrado através  de um relatório final.
   O conhecimento empírico baseado na necessidade de se resolver um problema, é conhecimento objetivo, derivado da observação não estruturada de fatos e fenômenos, que permitem sua compreensão mesmo que limitada, é derivado da prática da necessidade de subsistência e da curiosidade, mas é limitado.
   O conhecimento científico usa a observação minuciosa e objetiva dos fatos, busca a compreensão dos fatos e de suas relações causais, usa a experimentação e apoia-se no raciocínio lógico.
   A ciência moderna pressupõe:

  • A objetividade dos fatos empíricos (observação minuciosa)
  • A existência de ordem no universo (relações de causa e efeito)
  • A existência de causas para cada fenômeno (determinismo)
  • A possibilidade de se conhecer ou descobriras relações causais entre os fenômenos (uso do raciocínio lógico)
   A engenharia do passado utilizava o conhecimento empírico enquanto a de hoje utiliza o conhecimento científico.
   Identificar um problema (fazer uma revisão bibliográfica)
   Sobre o problema (definir melhor o problema)
   Elaborar um método de trabalho (coletar dados)
   Analisar e interpretar os dados (conclusões)
   Apresentação de trabalho segue o processo descrito (relatório)

  • Introdução e colocação do problema (explicar o porque do problema)
  • Revisão de literatura (mostrar e detalhar conceitos utilizados)
  • Definição do método de trabalho (explicar o método de trabalho)
  • Coletar dados (apresentar os dados coletados)
  • Apresentação de resultados (apresentar resultados)
  • Discussões de resultados
  • Conclusões




VÍDEO AULA 2

   Nesta aula o prof. Roberto A. Martins fala sobre elementos de pesquisa científica, como definir um problema.
   Tudo que é problemático é pensado(Rubens Alves) tudo aquilo que está fora da ordem nos leva a pensar.

   O que é um problema de pesquisa ?

  • A desordem é uma manifestação do problema
  • Como você monta um quebra-cabeça
  • Como você age se recebe uma conta de água muito alta ?
   Busca da solução

  • Busca da ordem ou o restabelecimento dela
  • Começar pelo fim
  • Imaginar ou resgatar a ordem
    Modelos

  • Representar a ordem
  • Coloca uma ordem invisível numa desordem visível e imediata
  • Não basta a observação
  • Fruto da imaginação
   Teoria
   A teoria trata de conexões entre o fenômeno, uma história sobre a razão de atos, eventos, estruturas e pensamentos. A teoria enfatiza a natureza das relações causais, identificando o que vem primeiro, bem como o tempo de ocorrência dos eventos. Uma teoria bem articulada, na nossa visão, aprofunda os processos essenciais de modo a entender as razões sistemáticas para uma particular ocorrência ou não.

   Teoria

  • Orienta os objetivos da ciência (determina como evoluir)
  • Sistemas de conceitos e classificação dos fatos ( relaciona para chegar a determinados efeitos)
  • Resume o conhecimento (sintética)
  • Prevê os fatos (a ordem, visão de futuro)
  • Indica lacunas no conhecimento (desordem)
  • Abstração da realidade (invisível)
   Fatos e dados

  • Julgam a teoria
  • Sozinhos não dizem nada
    Falácia da observação sem teoria
   Operacionalização da teoria

   Hipótese

  • Relacionam duas ou mais variáveis
  • Esclarecem como é o relacionamento das variáveis
  • Deduzidas da teoria
  • Podem ser tratados e julgados pelos fatos
  • Dirigem a pesquisa
  • Planejar um experimento ou investigação.

VÍDEO AULA 3

   Nesta aula o prof. Roberto Antônio Martins nos leva a definir o problema de pesquisa e o planejamento do projeto, apresentar a importância da definição do problema de pesquisa e os elementos que constituem um projeto de pesquisa.

   Elaborar um projeto

  • Colocar a ideia no papel
  • Comunicar (vender) essa idéia
  • Designar orientador
  • Fornecer foco para desenvolver a monografia
   Elementos de um projeto de pesquisa

  • Título
  • Delimitação do tema
  • Formulação do problema
  • Pesquisa
  • Objetivo
  • Revisão bibliográfica inicial
  • Método de pesquisa
  • Cronograma 
  • Referências
   O Título

  • Tamanho (nem  muito curto, nem muito longo)
  • Evitar palavras ou frases de efeito
  • Não deve ser genérico
  • Deve conter : Tema. objetivo, objeto de estudo, delimitação espacial ou temporal, método de pesquisa.


   Delimitação do tema

   Na delimitação do tema temos que ter o recorte que será feito o adequado tempo de execução do projeto, orçamento, controle sobre objeto de estudo, o interesse particular, profissional, orientador, descoberto a partir da bibliografia, o objeto de estudo, facilidade de acesso e o nível de controle.
   Formulação do problema de pesquisa

  • Descrição de uma desordem
  • Expresso geralmente por uma questão de pesquisa: Como? Porque?
   Objetivo

  • Usar verbo no infinito que indique a ação
  • Deve ser coerente com os resultados esperados
    Revisão bibliográfica inicial

     Na revisão bibliográfica deve explicar um problema a partir de outros trabalhos científicos publicados, ter base para o desenvolvimento, parte obrigatória da monografia, saber o que está sendo feito no tema de pesquisa, apropriar o conhecimento teórico e fundamentar o caminho para atingir o objetivo.

   Tipos de referências
   Temos como exemplo os livros, artigos, revistas científicas, congressos científicos, dissertações e teses.

    Método de pesquisa

  • Escolhido: objetivo, objeto de estudo
  • Estabelece os procedimentos
  • Determina os resultados
  • Necessário, mas não suficiente

    Cronograma

  • Disposição das atividades no tempo
  • Detalhar os elementos do projeto numa sequência lógica de execução
  • Podem existir atividades paralelas
  • Incluir: Redação, coleta de dados, análise de dados, etc...
  • Elaborar um gráfico de Gantt com horizonte de tempo de semanas. 


VÍDEO AULA 4

   Nesta aula o prof. João Batista Turrioni fala do processo de como encontrar a teoria para a fundamentação teórica do projeto no processo de pesquisa.
   A teoria é encontrada na literatura
   Fundamentação teórica que é a busca na literatura é uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo.
   Identificar e organizar os conceitos encontrados em trabalhos relevantes.
   Seu objetivo é captar o estado da arte de um campo de conhecimento.
   A partir da revisão de trabalhos, artigos clássicos e recentes, torna-se possível identificar áreas das quais uma pesquisa mais profunda poderia ser benéfica.
   Característica de uma boa fundamentação teórica
    Ser organizado e relacionado diretamente com o tema ou questão de pesquisa desenvolvido.
   Identificar a literatura na qual dará uma construção e contextualizar a pesquisa dentro dessa literatura.
   Construir um entendimento dos conceitos teóricos e das terminologias utilizadas.
   Sintetizar os resultados do conhecido e desconhecido do assunto.
   Identificar áreas de controvérsias na literatura.
   Facilitar a elaboração de uma bibliografia ou lista de fontes que foram consultadas.
   
   Importância da fundamentação teórica :

  • Auxilia o olhar crítico a realidade sob a forma de trabalhos publicados
  • Realiza a análise crítica

   Seleção da bibliografia

  • O que é conhecido sobre o tema
  • Por que este tópico é importante
  • O que ainda não foi resolvido
  • Porque não foi resolvido
  • Quais são as lacunas ainda não preenchidas 
  • Qual você escolheu
  • Como você pretende preenchê-las


   Organização dos documentos

  • Saber exatamente o que o autor disse
  • Reler sempre que precisar
  • Obter a referência completa


   Como buscar informações

  • Por assuntos
  • Por palavras chaves
  • Por autor
  • Por título do periódico


   Canais de comunicação da ciência

  • Utiliza somente produtos científicos
  • Fontes de informações impressos
  • Artigos publicados em periódicos científicos
  • Artigos de congressos
  • Teses e dissertações
  • Teses e dissertações de outros programas
  • Livros
  • Recursos páginas da internet


   Exemplos:

  • Abrepo (portal associação brasileira  de engenharia de produção
  • Portal do Capes
  • Google acadêmico
  • Livros
  • Orientador


   Qualis é uma lista de veículos utilizados para a divulgação de produções intelectuais dos programas de pós-graduação stricto sensu.
   Os periódicos são classificados quanto ao âmbito de circulação (local, regional e global) e à qualidade (A, B, C).


VÍDEO AULA 5 - LEVANTANDO DADOS E INFORMAÇÕES

    Neste vídeo o prof. Jorge Muniz fala da importância da entrevista para o levantamento de dados e informações.
    1- Contexto e objetivos
    2- Falando sobre entrevista
    3- Planejamento de entrevistas

    Estudo quantitativo descobrir e compreender um fenômeno, um processo, ou  as perspectivas e visão do mundo nele contidos.
    Objetivos da entrevista : apresentar métodos e estratégias para a realização de entrevistas; contribuir para coleta de dados e informações.
    
    Alerta, grande parte dos estudos quantitativos são calcados na investigação de fenômenos sociais únicos no ambiente em que ocorrem.
    
    Como levantar dados e informações
    Questionários e entrevistas, conservação metódica que proporciona verbalmente as informações necessárias.
     Entrevistas semi estruturadas, utiliza um roteiro de perguntas que orienta a entrevista, com liberdade controlada, para esclarecer opiniões e percepções do entrevistado.

    Tipos de entrevistadores
    Tentar impor seu estilo sem deixar desconfortável o entrevistado.

    O que são dados primários e secundários
    Primários são dados que vêm do entrevistado
    Secundários são dados que o entrevistado passa que foram passados a ele.

    Planejamento da entrevista
  1. Explicar detalhes da entrevista
  2. Criar ambientes agradáveis
  3. Favorecer o entrevistado
  4. Registrar tudo
  5. Atentar ao tempo
  6. Terminar com elegância
    Como selecionar informantes ?
    Procurar sempre por profissionais que tenham grande conhecimento sobre o assunto, um panorama geral do assunto.

    Alerta 
    Nenhuma entrevista pode ser considerada ideal para obter as informações necessárias ao estudo.

   

VÍDEO AULA 6 

    Nesta vídeo aula o prof. João Batista Turrioni fala sobre a análise dos dados de pesquisa.

    Nesta etapa a análise dos dados dependerá de como o pesquisador se preparação e de como se aprofundou na matéria em questão.
    Modalidades de pesquisa
    A pesquisa qualitativa tem o mbiente natural como fonte direta de dados; o pesquisador com instrumento fundamental de coleta de dados e a preocupação com o processo e não simplesmente com os resultados e o produto.
    A pesquisa quantitativa é mais indicada em investigação da rientação filosófica positiva, a qual considera que os fenômenos devem ser medidos e analisados por meio de seus próprios dados e de forma objetiva.
    Uma vez que o problema de pesquisa foi identificado, cabe ao investigador decidir sobre a seleção da amostra, como os dados serão coletados, quantos participantes serão entrevistados ou observados e, assim por diante.
    Ciclo de pesquisa
    O ciclo de pesquisa compõem-se de três momentos 
  • Fase exploratória de pesquisa
  • Trabalho de campo
  • Tratamento do material
    1 Define as suas variáveis, estabelece como vai medi-las
    2 Faz coleta de dados : entrevistas, laboratório, etc...
    3 Classificar os dados, agrupa-los
    4 Reunir as informações obtidas
    5 Concluir a pesquisa gerando uma contribuição para o estoque de conhecimento da área.

    Análise de dados
    A análise de dados tem com objetivo organizar e sumarizar os dados de tal forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para investigação.
    Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas.
    Em um estudo quantitativo o jeito certo para analisar dados é fazê-lo simultaneamente com a coleta de dados, a coleta e a análise de dados acontecem simultaneamente dentro e fora do campo.
    Os processos de análise e interpretação variam de acordo com o delineamento da pesquisa, nos delineamentos experimentais constitui-se uma tarefa simples identificar e ordenar os passos, já nos estudos de caso não se pode falar em um esquema rígido.
    Para efeito de análise dos dados é necessário, primeiramente, definir a unidade de análise que, por sua vez, se constitui na forma pela qual os dados são organizados.
    O tratamento dos dados é a seção do projeto da investigação que se ocupa com a explicação de como se pretende tratar os dados a coletar, inclusive justificando pro que referido tratamento é o mais adequado aos propósitos do estudo.
    Os objetivos da investigação somente são alcançados com a coleta, o tratamento e, posteriormente, com a interpretação dos dados buscando assegurar com isso a correlação entre objetivos e formas de atingi-los.

    Passos da análise e interpretação
  • Estabelecimento de categorias;
  • Codificação;
  • Tabulação;
  • Análise estatística dos dados;
  • Avaliação das generalizações obtidas;
  • inferência de relações causais;
  • Interpretação dos dados.
    Os dados podem ser tratados tanto de forma quantitativa quanto qualitativa. Na pesquisa de caráter quantitativo, geralmente, os dados são submetidos à análise estatística e as pesquisas de caráter qualitativo permitem que sejam extraídos sentidos de dados.
    Após a interpretação dos dados, o pesquisador passará a montagem do relatório final da pesquisa que abrange o relato da pesquisa, a forma pela qual foi realizada, os resultados obtidos, conclusões, recomendações e sugestões para futuras pesquisas na área.





VÍDEO AULA 7

    Nesta vídeo aula o prof. Davi Nakano fala sobre como concluir o projeto de pesquisa.

    O projeto de pesquisa é finalizado através de um relatório de pesquisa:

  • Registra, documenta e consolida o seu trabalho
  • Torna público os seus resultados e conclusões.
    Um bom relatório:

  •  Apresenta limites e restrições; introdução, discussão de resultados e conclusão.
  • Faz afirmações; Introdução, discussão de resultados e conclusão.
  • Oferece evidências; apresentações dos dados.
  • Explica e detalha os conceitos; revisão bibliográficas.
    Alguns cuidados com a linguagem; comum escrever em um tom impessoal na terceira pessoa-Usar a gramática corretamente, fazer uma revisão/ contratar um revisor- utilizar um vocabulário adequado, evitar expressões coloquiais, que não são aceitáveis em um relatório objetivo e focalizar o estudo ou programa que você deseja estudar. Evitar informações que não  agregue informações ao trabalho. Exige treino, prática. Com a experiência a melhora é significativa. Evitar estilo telegráfico. Os parágrafos de uma frase, estilo apresentação de Power Point.
    Escrever é estabelecer diálogo com o leitor "escrever é com discutir um assunto com um amigo. É preciso apresentar o problema, oferecer uma solução, mostrar as evidências que apoiam sua solução e os seus limites".

Nenhum comentário:

Postar um comentário