VÍDEO AULA 1
VÍDEO AULA 2
VÍDEO AULA 3
Nesta aula o prof. Davi Nakano fala sobre o método de produção de conhecimento.
Método : caminho para chegar a um fim
Ciência: como produzir conhecimento
O conhecimento é cumulativo e para se transmitir o conhecimento ele tem que estar registrado através de um relatório final.
O conhecimento empírico baseado na necessidade de se resolver um problema, é conhecimento objetivo, derivado da observação não estruturada de fatos e fenômenos, que permitem sua compreensão mesmo que limitada, é derivado da prática da necessidade de subsistência e da curiosidade, mas é limitado.
O conhecimento científico usa a observação minuciosa e objetiva dos fatos, busca a compreensão dos fatos e de suas relações causais, usa a experimentação e apoia-se no raciocínio lógico.
A ciência moderna pressupõe:
- A objetividade dos fatos empíricos (observação minuciosa)
- A existência de ordem no universo (relações de causa e efeito)
- A existência de causas para cada fenômeno (determinismo)
- A possibilidade de se conhecer ou descobriras relações causais entre os fenômenos (uso do raciocínio lógico)
A engenharia do passado utilizava o conhecimento empírico enquanto a de hoje utiliza o conhecimento científico.
Identificar um problema (fazer uma revisão bibliográfica)
Sobre o problema (definir melhor o problema)
Elaborar um método de trabalho (coletar dados)
Analisar e interpretar os dados (conclusões)
Apresentação de trabalho segue o processo descrito (relatório)
- Introdução e colocação do problema (explicar o porque do problema)
- Revisão de literatura (mostrar e detalhar conceitos utilizados)
- Definição do método de trabalho (explicar o método de trabalho)
- Coletar dados (apresentar os dados coletados)
- Apresentação de resultados (apresentar resultados)
- Discussões de resultados
- Conclusões
VÍDEO AULA 2
Nesta aula o prof. Roberto A. Martins fala sobre elementos de pesquisa científica, como definir um problema.
Tudo que é problemático é pensado(Rubens Alves) tudo aquilo que está fora da ordem nos leva a pensar.
O que é um problema de pesquisa ?
- A desordem é uma manifestação do problema
- Como você monta um quebra-cabeça
- Como você age se recebe uma conta de água muito alta ?
Busca da solução
- Busca da ordem ou o restabelecimento dela
- Começar pelo fim
- Imaginar ou resgatar a ordem
Modelos
- Representar a ordem
- Coloca uma ordem invisível numa desordem visível e imediata
- Não basta a observação
- Fruto da imaginação
Teoria
A teoria trata de conexões entre o fenômeno, uma história sobre a razão de atos, eventos, estruturas e pensamentos. A teoria enfatiza a natureza das relações causais, identificando o que vem primeiro, bem como o tempo de ocorrência dos eventos. Uma teoria bem articulada, na nossa visão, aprofunda os processos essenciais de modo a entender as razões sistemáticas para uma particular ocorrência ou não.
Teoria
- Orienta os objetivos da ciência (determina como evoluir)
- Sistemas de conceitos e classificação dos fatos ( relaciona para chegar a determinados efeitos)
- Resume o conhecimento (sintética)
- Prevê os fatos (a ordem, visão de futuro)
- Indica lacunas no conhecimento (desordem)
- Abstração da realidade (invisível)
Fatos e dados
- Julgam a teoria
- Sozinhos não dizem nada
Falácia da observação sem teoria
Operacionalização da teoria
Hipótese
- Relacionam duas ou mais variáveis
- Esclarecem como é o relacionamento das variáveis
- Deduzidas da teoria
- Podem ser tratados e julgados pelos fatos
- Dirigem a pesquisa
- Planejar um experimento ou investigação.
VÍDEO AULA 3
Nesta aula o prof. Roberto Antônio Martins nos leva a definir o problema de pesquisa e o planejamento do projeto, apresentar a importância da definição do problema de pesquisa e os elementos que constituem um projeto de pesquisa.
Elaborar um projeto
- Colocar a ideia no papel
- Comunicar (vender) essa idéia
- Designar orientador
- Fornecer foco para desenvolver a monografia
Elementos de um projeto de pesquisa
- Título
- Delimitação do tema
- Formulação do problema
- Pesquisa
- Objetivo
- Revisão bibliográfica inicial
- Método de pesquisa
- Cronograma
- Referências
O Título
- Tamanho (nem muito curto, nem muito longo)
- Evitar palavras ou frases de efeito
- Não deve ser genérico
- Deve conter : Tema. objetivo, objeto de estudo, delimitação espacial ou temporal, método de pesquisa.
Delimitação do tema
Na delimitação do tema temos que ter o recorte que será feito o adequado tempo de execução do projeto, orçamento, controle sobre objeto de estudo, o interesse particular, profissional, orientador, descoberto a partir da bibliografia, o objeto de estudo, facilidade de acesso e o nível de controle.
Formulação do problema de pesquisa
- Descrição de uma desordem
- Expresso geralmente por uma questão de pesquisa: Como? Porque?
Objetivo
- Usar verbo no infinito que indique a ação
- Deve ser coerente com os resultados esperados
Revisão bibliográfica inicial
Na revisão bibliográfica deve explicar um problema a partir de outros trabalhos científicos publicados, ter base para o desenvolvimento, parte obrigatória da monografia, saber o que está sendo feito no tema de pesquisa, apropriar o conhecimento teórico e fundamentar o caminho para atingir o objetivo.
Tipos de referências
Temos como exemplo os livros, artigos, revistas científicas, congressos científicos, dissertações e teses.
Método de pesquisa
- Escolhido: objetivo, objeto de estudo
- Estabelece os procedimentos
- Determina os resultados
- Necessário, mas não suficiente
Cronograma
- Disposição das atividades no tempo
- Detalhar os elementos do projeto numa sequência lógica de execução
- Podem existir atividades paralelas
- Incluir: Redação, coleta de dados, análise de dados, etc...
- Elaborar um gráfico de Gantt com horizonte de tempo de semanas.
VÍDEO AULA 4
Nesta aula o prof. João Batista Turrioni fala do processo de como encontrar a teoria para a fundamentação teórica do projeto no processo de pesquisa.
A teoria é encontrada na literatura
Fundamentação teórica que é a busca na literatura é uma visão crítica da pesquisa existente que é significante para o trabalho que o aluno/pesquisador está desenvolvendo.
Identificar e organizar os conceitos encontrados em trabalhos relevantes.
Seu objetivo é captar o estado da arte de um campo de conhecimento.
A partir da revisão de trabalhos, artigos clássicos e recentes, torna-se possível identificar áreas das quais uma pesquisa mais profunda poderia ser benéfica.
Característica de uma boa fundamentação teórica
Ser organizado e relacionado diretamente com o tema ou questão de pesquisa desenvolvido.
Identificar a literatura na qual dará uma construção e contextualizar a pesquisa dentro dessa literatura.
Construir um entendimento dos conceitos teóricos e das terminologias utilizadas.
Sintetizar os resultados do conhecido e desconhecido do assunto.
Identificar áreas de controvérsias na literatura.
Facilitar a elaboração de uma bibliografia ou lista de fontes que foram consultadas.
Importância da fundamentação teórica :
- Auxilia o olhar crítico a realidade sob a forma de trabalhos publicados
- Realiza a análise crítica
Seleção da bibliografia
- O que é conhecido sobre o tema
- Por que este tópico é importante
- O que ainda não foi resolvido
- Porque não foi resolvido
- Quais são as lacunas ainda não preenchidas
- Qual você escolheu
- Como você pretende preenchê-las
Organização dos documentos
- Saber exatamente o que o autor disse
- Reler sempre que precisar
- Obter a referência completa
Como buscar informações
- Por assuntos
- Por palavras chaves
- Por autor
- Por título do periódico
Canais de comunicação da ciência
- Utiliza somente produtos científicos
- Fontes de informações impressos
- Artigos publicados em periódicos científicos
- Artigos de congressos
- Teses e dissertações
- Teses e dissertações de outros programas
- Livros
- Recursos páginas da internet
Exemplos:
- Abrepo (portal associação brasileira de engenharia de produção
- Portal do Capes
- Google acadêmico
- Livros
- Orientador
Qualis é uma lista de veículos utilizados para a divulgação de produções intelectuais dos programas de pós-graduação stricto sensu.
Os periódicos são classificados quanto ao âmbito de circulação (local, regional e global) e à qualidade (A, B, C).
VÍDEO AULA 5 - LEVANTANDO DADOS E INFORMAÇÕES
VÍDEO AULA 6
Neste vídeo o prof. Jorge Muniz fala da importância da entrevista para o levantamento de dados e informações.
1- Contexto e objetivos
2- Falando sobre entrevista
3- Planejamento de entrevistas
Estudo quantitativo descobrir e compreender um fenômeno, um processo, ou as perspectivas e visão do mundo nele contidos.
Objetivos da entrevista : apresentar métodos e estratégias para a realização de entrevistas; contribuir para coleta de dados e informações.
Alerta, grande parte dos estudos quantitativos são calcados na investigação de fenômenos sociais únicos no ambiente em que ocorrem.
Como levantar dados e informações
Questionários e entrevistas, conservação metódica que proporciona verbalmente as informações necessárias.
Entrevistas semi estruturadas, utiliza um roteiro de perguntas que orienta a entrevista, com liberdade controlada, para esclarecer opiniões e percepções do entrevistado.
Tipos de entrevistadores
Tentar impor seu estilo sem deixar desconfortável o entrevistado.
O que são dados primários e secundários
Primários são dados que vêm do entrevistado
Secundários são dados que o entrevistado passa que foram passados a ele.
Planejamento da entrevista
- Explicar detalhes da entrevista
- Criar ambientes agradáveis
- Favorecer o entrevistado
- Registrar tudo
- Atentar ao tempo
- Terminar com elegância
Como selecionar informantes ?
Procurar sempre por profissionais que tenham grande conhecimento sobre o assunto, um panorama geral do assunto.
Alerta
Nenhuma entrevista pode ser considerada ideal para obter as informações necessárias ao estudo.
VÍDEO AULA 6
Nesta vídeo aula o prof. João Batista Turrioni fala sobre a análise dos dados de pesquisa.
Nesta etapa a análise dos dados dependerá de como o pesquisador se preparação e de como se aprofundou na matéria em questão.
Modalidades de pesquisa
A pesquisa qualitativa tem o mbiente natural como fonte direta de dados; o pesquisador com instrumento fundamental de coleta de dados e a preocupação com o processo e não simplesmente com os resultados e o produto.
A pesquisa quantitativa é mais indicada em investigação da rientação filosófica positiva, a qual considera que os fenômenos devem ser medidos e analisados por meio de seus próprios dados e de forma objetiva.
Uma vez que o problema de pesquisa foi identificado, cabe ao investigador decidir sobre a seleção da amostra, como os dados serão coletados, quantos participantes serão entrevistados ou observados e, assim por diante.
Ciclo de pesquisa
O ciclo de pesquisa compõem-se de três momentos
- Fase exploratória de pesquisa
- Trabalho de campo
- Tratamento do material
1 Define as suas variáveis, estabelece como vai medi-las
2 Faz coleta de dados : entrevistas, laboratório, etc...
3 Classificar os dados, agrupa-los
4 Reunir as informações obtidas
5 Concluir a pesquisa gerando uma contribuição para o estoque de conhecimento da área.
Análise de dados
A análise de dados tem com objetivo organizar e sumarizar os dados de tal forma que possibilitem o fornecimento de respostas ao problema proposto para investigação.
Já a interpretação tem como objetivo a procura do sentido mais amplo das respostas.
Em um estudo quantitativo o jeito certo para analisar dados é fazê-lo simultaneamente com a coleta de dados, a coleta e a análise de dados acontecem simultaneamente dentro e fora do campo.
Os processos de análise e interpretação variam de acordo com o delineamento da pesquisa, nos delineamentos experimentais constitui-se uma tarefa simples identificar e ordenar os passos, já nos estudos de caso não se pode falar em um esquema rígido.
Para efeito de análise dos dados é necessário, primeiramente, definir a unidade de análise que, por sua vez, se constitui na forma pela qual os dados são organizados.
O tratamento dos dados é a seção do projeto da investigação que se ocupa com a explicação de como se pretende tratar os dados a coletar, inclusive justificando pro que referido tratamento é o mais adequado aos propósitos do estudo.
Os objetivos da investigação somente são alcançados com a coleta, o tratamento e, posteriormente, com a interpretação dos dados buscando assegurar com isso a correlação entre objetivos e formas de atingi-los.
Passos da análise e interpretação
- Estabelecimento de categorias;
- Codificação;
- Tabulação;
- Análise estatística dos dados;
- Avaliação das generalizações obtidas;
- inferência de relações causais;
- Interpretação dos dados.
Após a interpretação dos dados, o pesquisador passará a montagem do relatório final da pesquisa que abrange o relato da pesquisa, a forma pela qual foi realizada, os resultados obtidos, conclusões, recomendações e sugestões para futuras pesquisas na área.
VÍDEO AULA 7
Nesta vídeo aula o prof. Davi Nakano fala sobre como concluir o projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa é finalizado através de um relatório de pesquisa:
VÍDEO AULA 7
Nesta vídeo aula o prof. Davi Nakano fala sobre como concluir o projeto de pesquisa.
O projeto de pesquisa é finalizado através de um relatório de pesquisa:
- Registra, documenta e consolida o seu trabalho
- Torna público os seus resultados e conclusões.
- Apresenta limites e restrições; introdução, discussão de resultados e conclusão.
- Faz afirmações; Introdução, discussão de resultados e conclusão.
- Oferece evidências; apresentações dos dados.
- Explica e detalha os conceitos; revisão bibliográficas.
Alguns cuidados com a linguagem; comum escrever em um tom impessoal na terceira pessoa-Usar a gramática corretamente, fazer uma revisão/ contratar um revisor- utilizar um vocabulário adequado, evitar expressões coloquiais, que não são aceitáveis em um relatório objetivo e focalizar o estudo ou programa que você deseja estudar. Evitar informações que não agregue informações ao trabalho. Exige treino, prática. Com a experiência a melhora é significativa. Evitar estilo telegráfico. Os parágrafos de uma frase, estilo apresentação de Power Point.
Escrever é estabelecer diálogo com o leitor "escrever é com discutir um assunto com um amigo. É preciso apresentar o problema, oferecer uma solução, mostrar as evidências que apoiam sua solução e os seus limites".
Escrever é estabelecer diálogo com o leitor "escrever é com discutir um assunto com um amigo. É preciso apresentar o problema, oferecer uma solução, mostrar as evidências que apoiam sua solução e os seus limites".
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